Educação na pajelança: saberes ancestrais e pedagogia decolonial na Amazônia

Autores

Palavras-chave:

Pajelança, Prática educativa, Pedagogia decolonial

Resumo

O autor discorda sobre a pajelança como uma prática educativa ancestral que vai além da simples transmissão de informações, incorporando aspectos espirituais, ecológicos e comunitários. Essa prática se alinha aos pressupostos da pedagogia decolonial, ao desafiar a lógica do pensamento colonial que frequentemente exclui as cosmovisões indígenas. O artigo também evidencia os desafios impostos pela marginalização dos povos originários, especialmente no contexto educacional brasileiro, que muitas vezes ignora ou descaracteriza as contribuições desses povos para a formação de saberes sustentáveis.

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Referências

1. Nogueira TT, Albuquerque MBB. Educação na pajelança: saberes ancestrais e pedagogia decolonial na Amazônia. REEDUC 2020; [cited 30 Apr 2025];17(48):258-77. Available from: https://mestradoedoutoradoestacio.periodicoscientificos.com.br/index.php/reeduc/article/view/7113

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Publicado

2025-06-09

Como Citar

1.
Souza CSS de. Educação na pajelança: saberes ancestrais e pedagogia decolonial na Amazônia. bjt [Internet]. 9º de junho de 2025 [citado 18º de junho de 2025];28. Disponível em: https://bjt.emnuvens.com.br/revista/article/view/694

Edição

Seção

Opinião