Educação na pajelança: saberes ancestrais e pedagogia decolonial na Amazônia

Autores/as

Palabras clave:

Pajelança, Prática educativa, Pedagogia decolonial

Resumen

O autor discorda sobre a pajelança como uma prática educativa ancestral que vai além da simples transmissão de informações, incorporando aspectos espirituais, ecológicos e comunitários. Essa prática se alinha aos pressupostos da pedagogia decolonial, ao desafiar a lógica do pensamento colonial que frequentemente exclui as cosmovisões indígenas. O artigo também evidencia os desafios impostos pela marginalização dos povos originários, especialmente no contexto educacional brasileiro, que muitas vezes ignora ou descaracteriza as contribuições desses povos para a formação de saberes sustentáveis.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Citas

1. Nogueira TT, Albuquerque MBB. Educação na pajelança: saberes ancestrais e pedagogia decolonial na Amazônia. REEDUC 2020; [cited 30 Apr 2025];17(48):258-77. Available from: https://mestradoedoutoradoestacio.periodicoscientificos.com.br/index.php/reeduc/article/view/7113

2. Freire P. Pedagogia do oprimido. Rio de Janeiro: Paz e Terra; 1987.

3. Quijano A. Colonialidade do poder, eurocentrismo e América Latina. In: Lander E, editor. A colonialidade do saber: eurocentrismo e ciências sociais. Buenos Aires: CLACSO; 2005.

4. Mignolo WD. A ideia de América Latina. Belo Horizonte: Editora UFMG; 2005.

5. Shiva V. Terra viva: a biodiversidade e as mulheres. São Paulo: Gaia; 2001.

Publicado

2025-06-09

Cómo citar

1.
Souza CSS de. Educação na pajelança: saberes ancestrais e pedagogia decolonial na Amazônia. bjt [Internet]. 9 de junio de 2025 [citado 18 de junio de 2025];28. Disponible en: https://bjt.emnuvens.com.br/revista/article/view/694

Número

Sección

Opinión