Educação na pajelança: saberes ancestrais e pedagogia decolonial na Amazônia
Palabras clave:
Pajelança, Prática educativa, Pedagogia decolonialResumen
O autor discorda sobre a pajelança como uma prática educativa ancestral que vai além da simples transmissão de informações, incorporando aspectos espirituais, ecológicos e comunitários. Essa prática se alinha aos pressupostos da pedagogia decolonial, ao desafiar a lógica do pensamento colonial que frequentemente exclui as cosmovisões indígenas. O artigo também evidencia os desafios impostos pela marginalização dos povos originários, especialmente no contexto educacional brasileiro, que muitas vezes ignora ou descaracteriza as contribuições desses povos para a formação de saberes sustentáveis.
Descargas
Citas
1. Nogueira TT, Albuquerque MBB. Educação na pajelança: saberes ancestrais e pedagogia decolonial na Amazônia. REEDUC 2020; [cited 30 Apr 2025];17(48):258-77. Available from: https://mestradoedoutoradoestacio.periodicoscientificos.com.br/index.php/reeduc/article/view/7113
2. Freire P. Pedagogia do oprimido. Rio de Janeiro: Paz e Terra; 1987.
3. Quijano A. Colonialidade do poder, eurocentrismo e América Latina. In: Lander E, editor. A colonialidade do saber: eurocentrismo e ciências sociais. Buenos Aires: CLACSO; 2005.
4. Mignolo WD. A ideia de América Latina. Belo Horizonte: Editora UFMG; 2005.
5. Shiva V. Terra viva: a biodiversidade e as mulheres. São Paulo: Gaia; 2001.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2025 Cristiano Soares Sobral de Souza

Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución 4.0.