Avaliação

O BJT pauta-se pela avaliação por pares duplo-cega, assegurando o anonimato dos autores e dos avaliadores durante o processo de avaliação. No entanto, buscando de forma progressiva o alinhamento às melhores práticas da ciência aberta, a partir de 2021, a revista passa a aceitar manuscritos submetidos anteriormente ou paralelamente às plataformas preprints. Nesses casos, a autoria é pública, e então será adotada a revisão por pares aberta no modo simples cego, preservando a identidade dos revisores, ou aberta com consentimento dos revisores.

A publicação de um artigo que tenha sido depositado como preprint será considerada inédita e apresentará DOI próprio, referenciando o DOI anteriormente registrado na plataforma preprint. De igual maneira, os autores serão incentivados ao depósito e ao compartilhamento dos dados, códigos e/ou métodos utilizados na produção do manuscrito em repositórios, cabendo ao autor responsável informar o local de depósito de modo a possibilitar, aos pareceristas e editores, o acesso sempre que necessário. No entanto, o conteúdo do material enviado para avaliação não pode ter sido previamente publicado ou submetido, simultaneamente,  a outros periódicos.

Para a seleção dos manuscritos, avaliam-se a originalidade, a relevância dos tópicos e a qualidade da metodologia científica, bem como o atendimento às normas editoriais adotadas pelo periódico. A submissão de manuscritos em discordância com o formato descrito neste documento poderá incorrer na devolução do manuscrito. Todo o conteúdo do BJT é submetido à avaliação por pares.

Os manuscritos serão recebidos pela secretaria editorial, que, inicialmente, verificará a existência de semelhança de conteúdo (plágio) com outros textos disponíveis na Web, por meio do sistema Similarity Check/iThenticate. Em caso de detecção de plágio, o BJT seguirá as orientações do “Código de Conduta e Boas Práticas: Diretrizes para Editores de Periódicos” do COPE.

Para manuscritos que apresentem pouca ou nenhuma similaridade de conteúdo, será designado um Editor de Seção (SE; do inglês, section editor), o qual nomeará de dois a quatro avaliadores externos (pareceristas ad hoc) em modo duplo-cego, garantindo o anonimato completo.

Tais pareceristas não devem apresentar conflito de interesses e devem estar comprometidos com um julgamento justo. Suas conclusões devem ser objetivas, apontando artigos relevantes que não tenham sido citados. Os pareceristas devem, também, tratar os artigos com confidencialidade. Considera-se que haja conflito de interesse quando um autor (ou a instituição a que o autor é afiliado), revisor ou editor apresenta relações financeiras ou pessoais capazes de influenciar inadequadamente suas ações, relações essas cujo potencial pode variar de insignificante a grande no tocante a influenciar o julgamento. Nem todas as relações, porém, representam verdadeiro conflito de interesse, o que depende do indivíduo acreditar ou não que a relação esteja afetando seu julgamento científico.  Relações financeiras (como emprego, consultorias, posse de ações e testemunho de especialista pago) são os conflitos de interesse mais facilmente identificáveis, podendo, no entanto, ocorrer conflitos por outras razões, como relações pessoais, competição acadêmica e paixão intelectual.

Após receber as avaliações, o SE decidirá sobre o manuscrito em conformidade com as recomendações dos avaliadores, podendo aceitá-lo na forma em que foi submetido, rejeitá-lo ou solicitar revisões. O manuscrito que necessitar de revisão será enviado ao autor, que deverá submeter uma nova versão juntamente com uma carta ao SE, na qual deverá comentar cada recomendação dos avaliadores. Parágrafos adicionais e/ou alterados devem ser destacados no texto. Caso o autor não concorde com as sugestões do avaliador, é necessário explicar os motivos. Após verificar a aderência da nova versão às recomendações, o SE deverá dar a decisão final ou, excepcionalmente, encaminhar para outra rodada de avaliação, caso as alterações não tenham sido suficientemente atendidas.

Todo o processo está à disposição dos autores a qualquer momento pelo sistema on-line de gestão do periódico. Nos casos em que os autores não concordem com a decisão final, é permitido apelar da decisão enviando um e-mail à Editora-Chefe, que revisará o processo e poderá reconsiderar, se justificado. No artigo publicado, identifica-se o nome do SE condutor do processo avaliativo.

Artigos publicados que contenham dados seriamente falhos, de modo que seus achados e conclusões não possam ser confiáveis, podem ser retratados a fim de corrigir o registro científico. Acréscimos, correções e retratações podem ser solicitados pelo autor ou iniciados pela Editora-Chefe após discussão com o autor correspondente de determinado artigo. Leitores que detectem erros importantes no trabalho de terceiros devem entrar em contato com o autor correspondente desse trabalho. Todos os acréscimos, correções e retratações estão sujeitos à aprovação da Editora-Chefe. Correções e acréscimos pequenos, porém, não serão publicados. O autor correspondente do artigo deve obter a aprovação de todos os coautores antes de solicitar/enviar acréscimos, correções e retratações ou fornecer evidências de que tal aprovação foi solicitada. O artigo publicado originalmente permanecerá na Web, exceto em circunstâncias extraordinárias.

Reconhecimento dos avaliadores

O Brazilian Journal of Transplantation por meio do ReviewerCredits Plugin proporciona aos avaliadores  o reconhecimento de sua contribuição. Além disso, para os que solicitam, é emitido um certificado específico. Anualmente, a lista dos avaliadores atualizada é publicada no site do periódico.

 Submissão dos Manuscritos

Os manuscritos podem ser submetidos nos idiomas português, inglês ou espanhol, não sendo permitida sua apresentação simultânea a outro periódico, parcial ou integralmente.

É necessário que os autores informem título, palavras-chave e resumo nos três idiomas.

Em caso de aprovação, os manuscritos serão traduzidos para o idioma em que o texto completo não tenha sido apresentado. A tradução será submetida à aprovação dos autores no momento da revisão das provas, juntamente com a respectiva versão no idioma original. O custo da tradução não será repassado aos autores.

Ao preparar o arquivo para submissão, devem ser omitidos: nomes e afiliações dos autores, agradecimentos, citação das agências financiadoras e indicação da contribuição dos autores. Tais dados serão solicitados após aprovação do manuscrito para não comprometer o processo de avaliação por pares.

A submissão de manuscritos ao BJT é realizada de forma on-line em: https://site.abto.org.br/bjt

O autor correspondente deverá criar uma conta no sistema para submeter o arquivo do manuscrito e fornecer as informações a seguir:

  • Categoria do manuscrito;
  • Título do manuscrito, que deve ser conciso e completo;
  • Autores – nome de cada autor sem abreviatura; afiliação institucional de cada autor, com unidades hierárquicas apresentadas em ordem decrescente (Universidade, Faculdade e Departamento) e respectiva região geográfica (cidade, estado, país); e-mail e ORCID de cada autor. Os nomes das instituições devem ser apresentados na íntegra no idioma original da instituição ou na versão em inglês, quando a redação não for latim;
  • Um minicurrículo deve ser incluído no campo específico de cada autor;
  • Documentos de aprovação por um Comitê de Ética em Pesquisa com Seres Humanos ou Animais, de acordo com o tipo de pesquisa., quando necessário. Tais documentos deverão ser enviados como arquivos suplementares.