PROJETO EDUCATIVO SOBRE DOAÇÃO DE ÓRGÃOS EM SALA DE AULA

Autores/as

  • Márcia Floro da Silva Comissão Intra-Hospitalar de Doação de Órgãos e Tecidos para Transplantes da Fundação Santa Casa de Misericórdia de Franca – Franca/SP - Brasil.
  • Camila Rodrigues Alves Junqueira Comissão Intra-Hospitalar de Doação de Órgãos e Tecidos para Transplantes da Fundação Santa Casa de Misericórdia de Franca – Franca/SP - Brasil.
  • Taiusa Tailana Santos Macário Comissão Intra-Hospitalar de Doação de Órgãos e Tecidos para Transplantes da Fundação Santa Casa de Misericórdia de Franca – Franca/SP - Brasil.

DOI:

https://doi.org/10.53855/bjt.v15i4.187

Palabras clave:

Doadores de Tecidos, Educação, Família

Resumen

Diversas pessoas aguardam pelo transplante de órgãos, que para ser realizado, é necessário o consentimento familiar. No intuito de sensibilizar e contribuir para a formação de opinião sobre a doação de órgãos, a Comissão Intra-Hospitalar de Doação de Órgãos e Tecidos para Transplantes (CIHDOTT) e o Setor de Relacionamento com a Comunidade da Santa Casa de Franca/SP desenvolveram dois projetos sobre doação de órgãos para as crianças das Escolas Municipais de Educação Infantil de Franca e do Ensino Fundamental,nos anos de 2011 e 2012, respectivamente. Objetivo: Este trabalho teve como objetivo geral apreender o resultado do desenvolvimento de projetos educativos sobre doação de órgãos com crianças sob a perspectiva dos profissionais da educação, com base nos projetos supracitados, e como objetivos específicos, analisar o roteiro de avaliação do projeto preenchido pelos professores que o executaram em sala de aula e identificar dificuldades e/ou facilidades apresentadas na avaliação. Métodos: A pesquisa levantou dados sobre o resultado dos projetos supracitados e realizou a análise e categorização das avaliações feitas pelos professores, sob a perspectiva de compreender a relevância de trabalhar a doação de órgãos desde a tenra idade. Resultados: Verificou-se que a maioria dos alunos demonstrou interesse pelo tema; os professores que trabalharam no tema com crianças até seis anos tiveram maior dificuldade do que os que trabalharam com crianças de 10 a 11, do sexto ano do Ensino Médio, e com familiares das crianças de até seis anos, demonstraram menos envolvimento nas atividades que os familiares das crianças de 10 a 11 anos; verificou-se também que é saudável falar sobre a morte com crianças, pois somente conversando sobre esse assunto é possível falar sobre doação de órgãos. Conclusão: Verificou-se que trabalhar a doação de órgãos em sala de aula pode ser um desafio para os professores, porém, possível de interpretação para as crianças, e concluiu-se que esse tema trabalhado com alunos em sala de aula é entendido pelos autores como uma das vias formadoras de opinião a esse respeito.

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Publicado

2012-09-01

Cómo citar

Silva, M. F. da, Junqueira, C. R. A., & Macário, T. T. S. (2012). PROJETO EDUCATIVO SOBRE DOAÇÃO DE ÓRGÃOS EM SALA DE AULA. Brazilian Journal of Transplantation, 15(4), 1698–1702. https://doi.org/10.53855/bjt.v15i4.187

Número

Sección

Artículo Original