Aspectos Fundamentais para a Avaliação Psicológica no Transplante Renal Pediátrico

Autores

  • Andreza Letícia Faria Silva Universidade Federal de São Paulo – Escola Paulista de Medicina – Programa de Residência Multiprofissional de Transplante e Captação de Órgãos – São Paulo/SP, Brasil.
  • Lívia Carolina Ariente Universidade Federal de São Paulo – Escola Paulista de Medicina – Programa de Residência Multiprofissional de Transplante e Captação de Órgãos – São Paulo/SP, Brasil.

Palavras-chave:

Doença Renal Crônica, Transplante de Rim, Nefrologia, Psicologia em Saúde

Resumo

Introdução: Transplante renal é o tratamento de escolha para pacientes portadores de doença renal crônica (DRC) grave, por oferecer melhor sobrevida e qualidade de vida em relação ao tratamento dialítico. Crianças e adolescentes com DRC, desde muito pequenas, vivenciam internações recorrentes, realizam procedimentos e exames dolorosos, além de apresentarem prejuízos no seu desenvolvimento físico, cognitivo e emocional, tendo implicações em sua autoimagem, questões psicossociais e adesão ao tratamento. A avaliação psicológica no transplante possibilita identificar fatores de risco por meio da
compreensão da dinâmica integral do indivíduo. Objetivo: Analisar os aspectos fundamentais na avaliação psicológica no transplante renal pediátrico. Método: Revisão integrativa com artigos científicos publicados a partir de 2010, nos idiomas português, espanhol e inglês, disponibilizados nas bases de dados SciELO, PubMed e BVS, sendo realizada análise de conteúdo temático proposta por Bardin. Resultados: Os resultados apontaram para a escassez de estudos sobre a temática, sobretudo estudos recentes e regionalizados. Em sua maioria, os artigos não abordaram especificamente sobre a avaliação psicológica no transplante renal pediátrico, contudo pontuaram aspectos fundamentais a serem observados durante a avaliação, havendo a prevalência de temas comofalta de autonomia,autopercepção negativa, repercussões emocionais, implicações nas relações familiares e adesão. Considerações finais: A avaliação psicológica no transplante renal pediátrico possibilita identificar fatores de risco que possam contraindicar o tratamento ou criar intervenções que contribuam para resultados positivos. Salienta-se a importância de se realizar mais estudos na área, considerando a
interferência sociocultural e o trabalho em equipe multidisciplinar.

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Publicado

2022-11-30

Como Citar

Faria Silva, A. L., & Ariente , L. C. (2022). Aspectos Fundamentais para a Avaliação Psicológica no Transplante Renal Pediátrico. Brazilian Journal of Transplantation, 25(4). Recuperado de https://bjt.emnuvens.com.br/revista/article/view/479

Edição

Seção

Artigo de Revisão