CONHECIMENTO DE ESTUDANTES DE MEDICINA SOBRE DOAÇÃO E TRANSPLANTES DE ÓRGÃOS

Autores

  • Carla Reale Batista Acadêmica de Medicina da EBMSP, Salvador, BA, Brasil.
  • Liliane Elze Falcão Lins Kusterer Departamento de Biomorfologia da Escola Bahiana de Medicina e Saúde Pública (EBMSP), Salvador, BA, Brasil.

DOI:

https://doi.org/10.53855/bjt.v13i2.231

Palavras-chave:

Transplantes, Morte Encefálica, Estudantes de Medicina, Doação de Órgão, Doação de Tecidos

Resumo

Objetivo: Avaliar o conhecimento de estudantes de Medicina sobre doação e transplantes de órgãos e o conceito de morte encefálica, além de identificar os possíveis fatores contrários à doação de órgãos e tecidos. Métodos: Trata-se de um estudo de corte transversal realizado com 266 estudantes de Medicina do primeiro ao quarto ano de graduação. A coleta de dados foi realizada entre agosto e outubro de 2010 através da aplicação de um questionário contendo dados demográficos e 13 perguntas de múltipla escolha sobre o tema. Resultados: Dentre os entrevistados, 61,3% tiveram atividades didáticas sobre transplantes de órgãos durante o curso. Sessenta por cento dos estudantes avaliaram o seu conhecimento, sobre o tema como regular. Oitenta e oito por cento dos estudantes acertaram o conceito de morte encefálica e 72% tinham noções de como realizar o diagnóstico. Em relação à quais transplantes poderiam ser realizados intervivos, 78,9% responderam corretamente. Já com relação aos transplantes realizados sem batimentos cardíacos, 45,4% acertaram a questão e 53,4% não souberam responder. Quando perguntados sobre a intenção de doar órgãos e tecidos, 78,6% eram doadores, sendo que a análise por semestre mostrou aumento progressivo na intenção de doar. Com relação aos cuidados que devem ser tomados para a manutenção do potencial doador de órgãos, 75,5% dos estudantes desconheciam as medidas de suporte necessárias. No que se refere à comunicação familiar da morte de um parente, 50,4% sabiam como era feita essa abordagem. Conclusão: Foi possível concluir que a maioria dos estudantes de Medicina da amostra estudada apresentou conhecimento sobre morte encefálica, e que durante o curso médico os estudantes adquirem maior conhecimento sobre transplante e doação de órgãos e tecidos. Esse conhecimento adquirido aumenta a intenção de doar, sugerindo que a educação seja imprescindível para melhorar as taxas de doação de órgãos. Dessa forma, é necessária inserção de matérias ou cursos específicos de doação de órgãos e tecidos para transplantes no currículo das faculdades de Medicina.

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Publicado

2010-03-01

Como Citar

Batista, C. R., & Kusterer, L. E. F. L. (2010). CONHECIMENTO DE ESTUDANTES DE MEDICINA SOBRE DOAÇÃO E TRANSPLANTES DE ÓRGÃOS. Brazilian Journal of Transplantation, 13(2), 1309–1313. https://doi.org/10.53855/bjt.v13i2.231

Edição

Seção

Artigo Original