Alfabetización en salud de canditados/sometidos a transplante renal: revisión integrativa de la literatura

Autores/as

  • Marcos Paulo Marinho Montelo Universidade Federal de Goiás – Goiânia (GO) – Brasil. https://orcid.org/0000-0002-7923-4648
  • Jules Brito Teixeira Universidade Federal de Goiás – Goiânia (GO) – Brasil. https://orcid.org/0000-0002-8443-7810
  • Karine Anusca Martins Universidade Federal de Goiás – Goiânia (GO) – Brasil.
  • Edna Regina Silva Pereira Universidade Federal de Goiás – Goiânia (GO) – Brasil.

Palabras clave:

Falla renal cronica. Trasplante de riñón. Literatura saludable. Educación para la salud.

Resumen

Objetivo: descrever as repercussões do letramento em saúde (LS) em pacientes com Doença Renal Crônica (DRC) candidatos ou submetidos ao transplante renal (TxR). Métodos: Revisão integrativa, realizada com seleção sistematizada de artigos nas bases de dados PubMed, Portal BVS e SciELO em agosto de 2021. Foram identificados 62 artigos, dos quais 17 foram selecionados para a síntese. Resultados: a maioria dos estudos analisados desenvolveu desenho observacional ou qualitativo. O LS em sua maioria foi limitado e causa diversos impactos nos processos decisórios dos pacientes, resultando em adiamento da inserção na lista de espera pelo TxR, recusa para realização desta terapêutica e, em algumas situações, a morte do paciente. O LS adequado tem efeito protetor em vários aspectos na vida dos pacientes com DRC, sobretudo no domínio psicoemocional e cognitivo. As estratégias educativas, fornecidas na forma de recomendações de rotina em centros de diálise ou adicionais a estas, são essenciais para o aumento do LS. Conclusão: pacientes candidatos ou submetidos ao TxR apresentaram elevadas prevalências de LS limitado, com impacto negativo nos processos decisórios. Complementarmente o LS adequado é reconhecido como essencial para o processo de decisão consciente e compartilhada do paciente, pois empodera e viabiliza o desenvolvimento do autogerenciamento em saúde.

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Citas

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Publicado

2023-09-18

Cómo citar

Montelo, M. P. M., Teixeira, J. B., Martins, K. A., & Pereira, E. R. S. (2023). Alfabetización en salud de canditados/sometidos a transplante renal: revisión integrativa de la literatura. Brazilian Journal of Transplantation, 26. Recuperado a partir de https://bjt.emnuvens.com.br/revista/article/view/524

Número

Sección

Artículo de Revisión