Alfabetización en salud de canditados/sometidos a transplante renal: revisión integrativa de la literatura
Palabras clave:
Falla renal cronica. Trasplante de riñón. Literatura saludable. Educación para la salud.Resumen
Objetivo: descrever as repercussões do letramento em saúde (LS) em pacientes com Doença Renal Crônica (DRC) candidatos ou submetidos ao transplante renal (TxR). Métodos: Revisão integrativa, realizada com seleção sistematizada de artigos nas bases de dados PubMed, Portal BVS e SciELO em agosto de 2021. Foram identificados 62 artigos, dos quais 17 foram selecionados para a síntese. Resultados: a maioria dos estudos analisados desenvolveu desenho observacional ou qualitativo. O LS em sua maioria foi limitado e causa diversos impactos nos processos decisórios dos pacientes, resultando em adiamento da inserção na lista de espera pelo TxR, recusa para realização desta terapêutica e, em algumas situações, a morte do paciente. O LS adequado tem efeito protetor em vários aspectos na vida dos pacientes com DRC, sobretudo no domínio psicoemocional e cognitivo. As estratégias educativas, fornecidas na forma de recomendações de rotina em centros de diálise ou adicionais a estas, são essenciais para o aumento do LS. Conclusão: pacientes candidatos ou submetidos ao TxR apresentaram elevadas prevalências de LS limitado, com impacto negativo nos processos decisórios. Complementarmente o LS adequado é reconhecido como essencial para o processo de decisão consciente e compartilhada do paciente, pois empodera e viabiliza o desenvolvimento do autogerenciamento em saúde.
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