IMUNODEPRESSÃO INDUZIDA POR TALIDOMIDA E CICLOSPORINA EM TRANSPLANTE CARDÍACO HETEROTÓPICO DE COELHO: AVALIAÇÃO DA SOBREVIDA E DA REJEIÇÃO AO ENXERTO

Autores/as

  • João Batista Vieira de Carvalho Departamento de Cirurgia - Faculdade de Medicina da UFMG/ Hospital Universitário Alzira Velano - Faculdade de Ciências Médicas da UNIFENAS – Belo Horizonte/MG – Brasil.
  • Andy Petroianu Faculdade de Medicina da UFMG - Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto - Escola Paulista de Medicina -Instituto de Ciências Biológicas da UFMG - Belo Horizonte/MG – Brasil.
  • Eduardo Travolo Faculdade de Ciências Médicas de Alfenas - Belo Horizonte/MG – Brasil.
  • Alberto Brasil Barbosa Duarte Faculdade de Ciências Médicas de Alfenas - Belo Horizonte/MG – Brasil.
  • Benhur Heleno de Oliveira Faculdade de Ciências Médicas de Alfenas - Belo Horizonte/MG – Brasil.

DOI:

https://doi.org/10.53855/bjt.v7i4.314

Palabras clave:

Talidomida, Ciclosporina, Transplante cardíaco heterotópico, Imunodepressão, Coelhos

Resumen

Introdução: No presente estudo avaliamos a ação imunodepressora da talidomida isolada ou associada à ciclosporina na prevenção da rejeição ao aloenxerto cardíaco heterotópico em coelhos. Métodos: Cinqüenta coelhos foram utilizados, sendo 25 doadores e 25 receptores. Os animais receptores foram divididos em cinco grupos, cada grupo com cinco animais (n = 5): Grupo I (Controle) - animais não- imunodeprimidos, Grupo II - animais imunodeprimidos com ciclosporina na dose de 10 mg/kg/dia, Grupo III - animais imunodeprimidos com talidomida na dose de 100 mg/kg/dia, Grupo IV - animais imunodeprimidos com ciclosporina na dose de 5 mg/kg/dia e Grupo V - animais imunodeprimidos com ciclosporina na dose de 5 mg/kg/dia em combinação com talidomida na dose de 50 mg/kg/dia). Resultados: A combinação da talidomida com e ciclosporina mostrou o mais baixo escore de rejeição histopatológico (p < 0,05). A talidomida e ciclosporina administradas isoladamente ou em associação foram efetivas contra a rejeição, aumentando significativamente a sobrevida (p < 0,01) dos animais. Conclusão: A talidomida pode ser considerada uma droga imunodepressora eficaz na prevenção da rejeição ao aloenxerto cardíaco heterotópico de coelhos em posição abdominal.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Publicado

2004-09-01

Cómo citar

Carvalho, J. B. V. de, Petroianu, A., Travolo, E. ., Duarte, A. B. B., & Oliveira, B. H. . de. (2004). IMUNODEPRESSÃO INDUZIDA POR TALIDOMIDA E CICLOSPORINA EM TRANSPLANTE CARDÍACO HETEROTÓPICO DE COELHO: AVALIAÇÃO DA SOBREVIDA E DA REJEIÇÃO AO ENXERTO. Brazilian Journal of Transplantation, 7(4), 188–192. https://doi.org/10.53855/bjt.v7i4.314

Número

Sección

Artículo Original