CONHECIMENTO E ATITUDE DE USUÁRIOS DO SISTEMA ÚNICO DE SAÚDE SOBRE DOAÇÃO DE ÓRGÃOS PARA TRANSPLANTES

Autores/as

  • Karina Dal Sasso Mendes Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo / Centro Colaborador da OMS para o desenvolvimento da pesquisa em enfermagem – Ribeirão Preto / SP- Brasil.
  • Patrícia Abraão Curvo Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo / Centro Colaborador da OMS para o desenvolvimento da pesquisa em enfermagem – Ribeirão Preto / SP- Brasil.
  • Renata Cristina de Campos Pereira Silveira Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo / Centro Colaborador da OMS para o desenvolvimento da pesquisa em enfermagem – Ribeirão Preto / SP- Brasil.
  • Cristina Maria Galvão Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo / Centro Colaborador da OMS para o desenvolvimento da pesquisa em enfermagem – Ribeirão Preto / SP- Brasil.

DOI:

https://doi.org/10.53855/bjt.v11i3.302

Palabras clave:

Conhecimento, Atitude, Transplante de Órgãos, Obtenção de Tecidos e Órgãos

Resumen

Objetivo: Identificar o conhecimento de um determinado grupo de usuários do Sistema Único de Saúde (SUS), sobre doação de órgãos e implementar uma estratégia educativa. Métodos: Foi realizada entrevista estruturada com o intuito de identificar o perfil de pessoas doadoras e/ou não-doadoras, importância da doação de órgãos, conhecimento sobre doação de órgãos e conhecimento sobre morte encefálica. Resultados: Foram entrevistados 100 indivíduos, sendo que 33% dos usuários se consideram potenciais doadores, 40% são doadores, 13% são não-doadores e 14% são doadores não-conscientizados. Entretanto, apenas 40% dos usuários já oficializaram a vontade de doar em suas famílias. Com relação ao conhecimento sobre a efetivação da doação de órgãos, apenas 64% relacionaram a doação à morte encefálica. Conclusão: Os resultados deste estudo mostram que os usuários do SUS estão predispostos à doação de órgãos; entretanto, a realidade mostra um elevado número de recusas, o que pode estar relacionado com a falta de informações e conhecimento sobre o processo doação-transplante.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Publicado

2008-06-01

Cómo citar

Mendes, . K. D. S., Curvo, P. A., Silveira, R. C. de C. P., & Galvão, C. M. (2008). CONHECIMENTO E ATITUDE DE USUÁRIOS DO SISTEMA ÚNICO DE SAÚDE SOBRE DOAÇÃO DE ÓRGÃOS PARA TRANSPLANTES. Brazilian Journal of Transplantation, 11(3), 968–971. https://doi.org/10.53855/bjt.v11i3.302

Número

Sección

Artículo Original