IMPORTÂNCIA DO PROGRAMA EDUCACIONAL DE DOAÇÃO E TRANSPLANTE EM ESCOLAS MÉDICAS

Autores/as

  • Clotilde Druck Garcia Departamento de Medicina Interna da Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre – Porto Alegre / RS – Brasil/Centro de Transplantes Hospital Dom Vicente Scherer da Irmandade Santa Casa Misericórdia de Porto Alegre – Porto Alegre / RS – Brasil.
  • João Carlos Goldani Centro de Transplantes Hospital Dom Vicente Scherer da Irmandade Santa Casa Misericórdia de Porto Alegre – Porto Alegre / RS – Brasil.
  • Ajácio Brandão Centro de Transplantes Hospital Dom Vicente Scherer da Irmandade Santa Casa Misericórdia de Porto Alegre – Porto Alegre / RS – Brasil.
  • Sérgio Roberto Haussen Centro de Transplantes Hospital Dom Vicente Scherer da Irmandade Santa Casa Misericórdia de Porto Alegre – Porto Alegre / RS – Brasil.
  • Jorge Neumann Centro de Transplantes Hospital Dom Vicente Scherer da Irmandade Santa Casa Misericórdia de Porto Alegre – Porto Alegre / RS – Brasil.
  • Eduardo Chem Centro de Transplantes Hospital Dom Vicente Scherer da Irmandade Santa Casa Misericórdia de Porto Alegre – Porto Alegre / RS – Brasil.
  • Fernando Lucchese Centro de Transplantes Hospital Dom Vicente Scherer da Irmandade Santa Casa Misericórdia de Porto Alegre – Porto Alegre / RS – Brasil.
  • José Dario Frota Filho Centro de Transplantes Hospital Dom Vicente Scherer da Irmandade Santa Casa Misericórdia de Porto Alegre – Porto Alegre / RS – Brasil.
  • Alexandre Marcon Centro de Transplantes Hospital Dom Vicente Scherer da Irmandade Santa Casa Misericórdia de Porto Alegre – Porto Alegre / RS – Brasil.
  • Santo Pascoal Vitola Centro de Transplantes Hospital Dom Vicente Scherer da Irmandade Santa Casa Misericórdia de Porto Alegre – Porto Alegre / RS – Brasil.
  • Viviane Barros Bittencourt Centro de Transplantes Hospital Dom Vicente Scherer da Irmandade Santa Casa Misericórdia de Porto Alegre – Porto Alegre / RS – Brasil.
  • Adriane P Barboza Centro de Transplantes Hospital Dom Vicente Scherer da Irmandade Santa Casa Misericórdia de Porto Alegre – Porto Alegre / RS – Brasil.
  • Roberto Chem Departamento de Cirurgia da Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre – Porto Alegre / RS – Brasil/Centro de Transplantes Hospital Dom Vicente Scherer da Irmandade Santa Casa Misericórdia de Porto Alegre – Porto Alegre / RS – Brasil.
  • Jose de Jesus Camargo Departamento de Cirurgia da Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre – Porto Alegre / RS – Brasil/Centro de Transplantes Hospital Dom Vicente Scherer da Irmandade Santa Casa Misericórdia de Porto Alegre – Porto Alegre / RS – Brasil.
  • Italo Marcon Departamento de Cirurgia da Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre – Porto Alegre / RS – Brasil/Centro de Transplantes Hospital Dom Vicente Scherer da Irmandade Santa Casa Misericórdia de Porto Alegre – Porto Alegre / RS – Brasil.
  • Antonio Kalil Departamento de Cirurgia da Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre – Porto Alegre / RS – Brasil/Centro de Transplantes Hospital Dom Vicente Scherer da Irmandade Santa Casa Misericórdia de Porto Alegre – Porto Alegre / RS – Brasil.
  • Lúcia Elbern Via Vida Doação e Transplante – Porto Alegre / RS – Brasil.
  • Elizabeth de Carvalho Castro Departamento de Ciências Básicas da Saúde da Universidade de Ciências da Saúde de Porto Alegre – Porto Alegre / RS – Brasil.
  • João Rafael Victor Schmitt Departamento de Medicina Interna da Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre – Porto Alegre / RS – Brasil/ Central de Transplantes do Rio Grande do Sul – Porto Alegre / RS – Brasil
  • Valter Duro Garcia Centro de Transplantes Hospital Dom Vicente Scherer da Irmandade Santa Casa Misericórdia de Porto Alegre – Porto Alegre / RS – Brasil/ Central de Transplantes do Rio Grande do Sul – Porto Alegre / RS – Brasil.

DOI:

https://doi.org/10.53855/bjt.v12i1.251

Palabras clave:

Educação, Doação de Órgãos, Transplante

Resumen

Objetivo: Educar precocemente futuros profissionais de saúde, alunos de Medicina, Nutrição e Biomedicina, visando aumentar seu conhecimento sobre doação e transplantes e qualificá-los para divulgar informações, produzindo uma resposta positiva, reforçando seu compromisso com esse processo, para aumentar o número insuficiente de doadores. Métodos: A fim de fornecer as informações necessárias sobre o processo de doação-transplante, a Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre, associada ao Departamento de Coordenação Hospitalar de Transplante da Santa Casa de Porto Alegre criou um programa educacional de Doação de Órgãos e Transplante. A cada semestre, 50-90 alunos estão matriculados no curso, que envolve um total de 25 horas. Vários aspectos são abordados, como morte encefálica, processo de doação, aspectos políticos e legais da doação e transplantes de pele, pulmão, medula óssea, coração, pâncreas, fígado e renal. Resultados: Os alunos avaliaram o curso e classificaram como excelente, concluindo que ele contribuiu para sua educação. Sua atitude em relação à doação e transplante de órgãos foi fortemente positiva no final do curso. Conclusão: Um conhecimento mais profundo do processo doação–transplante pelos profissionais de saúde é essencial para agilizar a logística para a doação de órgãos e pode influenciar positivamente a decisão das famílias de potenciais doadores. Este projeto visa educar e estimular os alunos no processo de doação-transplante e pode ser considerado como um projeto-piloto bem sucedido a ser aplicado em outras escolas médicas.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Publicado

2009-01-01

Cómo citar

Garcia, C. D., Goldani, J. C., Brandão, A., Haussen, S. R., Neumann, J., Chem, E. ., Lucchese, F., Frota Filho, J. D., Marcon, A., Vitola, S. P., Bittencourt, V. B., Barboza, A. P., Chem, R., Camargo, J. de J., Marcon, I., Kalil, A., Elbern, L., Castro, E. de C., Schmitt, J. R. V., & Garcia, V. D. (2009). IMPORTÂNCIA DO PROGRAMA EDUCACIONAL DE DOAÇÃO E TRANSPLANTE EM ESCOLAS MÉDICAS. Brazilian Journal of Transplantation, 12(1), 1049–1051. https://doi.org/10.53855/bjt.v12i1.251

Número

Sección

Artículo Original