O IMPACTO DA SAÚDE BUCAL NA QUALIDADE DE VIDA EM INDIVÍDUOS COM DRC EM PRÉ-TRANSPLANTE RENAL: ESTUDO PILOTO

Autores/as

  • Aloizio Premoli Maciel Universidade de São Paulo - Faculdade de Odontologia - Departamento de Cirurgia, Estomatologia, Patologia e Radiologia – Bauru/SP – Brasil.
  • Murilo de Almeida Manoel Universidade de São Paulo - Faculdade de Odontologia - Departamento de Cirurgia, Estomatologia, Patologia e Radiologia – Bauru/SP – Brasil.
  • Cássia Maria Fischer Rubira Universidade de São Paulo - Faculdade de Odontologia - Departamento de Cirurgia, Estomatologia, Patologia e Radiologia – Bauru/SP – Brasil.
  • Tricya Nunes Vieira Bueloni Hospital Estadual de Bauru - Setor de Hemodiálise – Bauru/SP – Brasil.
  • Paulo Sérgio da Silva Santos Universidade de São Paulo - Faculdade de Odontologia - Departamento de Cirurgia, Estomatologia, Patologia e Radiologia – Bauru/SP – Brasil.

DOI:

https://doi.org/10.53855/bjt.v19i2.105

Palabras clave:

Insuficiência Renal Crônica, Manifestações Bucais, Qualidade de Vida, Transplante de Rim

Resumen

O transplante renal é uma importante modalidade de terapia de substituição renal para pacientes portadores de doença renal crônica em estágios avançados. Doenças bucais, como processos infecciosos, inflamação crônica e outros fatores estão fortemente ligadas ao sucesso do transplante. Objetivo: Avaliar o impacto da saúde bucal na qualidade de vida de indivíduos com DRC, no período pré-transplante. Métodos: Foram avaliadas em 25 indivíduos em programação de transplante renal as alterações bucais, sialometria mecanicamente estimulada (SME) e não estimulada (SNE), condição periodontal pelo índice periodontal comunitário, índice gengival e de placa e aplicação do questionário de qualidade de vida OHIP- 14. Resultados: O ressecamento labial esteve presente em 14 (56%) casos, precedido de saburra lingual 10 (40%), língua fissurada 9 (36%), candidíase 7 (28%), atrofia de papilas linguais 4 (16%), palidez da mucosa 4 (16%) e 2 (8%) casos de abscesso periodontal agudo. A hipossalivação foi constatada em 17 (68%) pacientes que realizaram SNE e em 13 (52%) pacientes sob SME. A maioria dos pacientes possuía acúmulo de biofilme bacteriano e inflamação gengival moderada, com sangramento  à manipulação e edema, com 82% de sangramento à  sondagem, 88% com cálculo dentário e 52% com bolsa periodontal com sondagem entre 4 e 5 mm de profundidade. Na presente amostra, 32% dos pacientes tiveram médio impacto da saúde bucal sobre a qualidade de vida. Conclusão: Infecções bacterianas e fúngicas bucais foram achados comuns e podem estar relacionados   hipossalivação. Essas condições provocaram impacto negativo na qualidade de vida dos indivíduos em programação de transplante de rim.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Publicado

2016-03-01

Cómo citar

Maciel, A. P., Manoel, M. de A., Rubira, C. M. F., Bueloni, T. N. V., & Santos, P. S. da S. (2016). O IMPACTO DA SAÚDE BUCAL NA QUALIDADE DE VIDA EM INDIVÍDUOS COM DRC EM PRÉ-TRANSPLANTE RENAL: ESTUDO PILOTO. Brazilian Journal of Transplantation, 19(2), 6–12. https://doi.org/10.53855/bjt.v19i2.105

Número

Sección

Artículo Original