Fatores Associados ao Letramento em Saúde Limitado de Pacientes Submetidos ao Transplante Renal

Autores

Palavras-chave:

Insuficiência Renal Crônica, Transplante de Rim, Letramento em Saúde, Educação em Saúde

Resumo

Introdução: O letramento em saúde (LS) limitado está associado a maiores dificuldades de autogerenciamento em saúde e a resultados desfavoráveis em pacientes com doença renal crônica (DRC) submetidos ao transplante renal (TxR). Este estudo objetivou analisar os fatores associados ao LS limitado em pacientes submetidos ao TxR. Métodos: Trata-se de estudo transversal, analítico, realizado com 129 pacientes de um hospital referência em TxR de Goiânia, estado de Goiás, Brasil. Foi aplicado um questionário estruturado contendo variáveis sociodemográficas, ocupacionais, de hábitos de vida, clínicas e laboratoriais. O nível de LS foi avaliado pelo Brief Test of Functional Health Literacy in Adults (B-TOFHLA). Resultados: A prevalência de LS limitado foi de 34,1%. Na análise bivariada, observaram-se maiores prevalências de LS limitado em ensino fundamental [razão de prevalência (RP) = 1,85; intervalo de confiança (IC95%) 1,13-3,06], menor renda familiar mensal RP = 2,00; IC95% 1,17-3,43), não ter acesso à internet no domicílio (RP = 1,83; IC95% 1,07-3,10) e não trabalhar (RP = 2,29; IC95% 1,12-4,68). No modelo multivariado final, mantiveram-se associados ao LS limitado: ter ensino fundamental (RP: 1,72; IC95% 1,04-2,83) e não trabalhar (RP: 2,14; IC95% 1,05-4,35). Ter ensino fundamental completo e não trabalhar fortaleceram a prevalência de LS limitado em 72% e mais que duas vezes, respectivamente. Conclusão: A prevalência de LS limitado na população estudada está associada à maior vulnerabilidade socioeconômica.

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Publicado

2024-06-10

Como Citar

Montelo, M. P. M., Teixeira, J. R. B., Martins, K. A., & Pereira, E. R. S. (2024). Fatores Associados ao Letramento em Saúde Limitado de Pacientes Submetidos ao Transplante Renal. Brazilian Journal of Transplantation, 27. Recuperado de https://bjt.emnuvens.com.br/revista/article/view/526

Edição

Seção

Artigo Original