Estratégias Educativas para Candidatos e Receptores de Transplante de Fígado: Revisão Integrativa da Literatura

Autores

  • Nathalia Piccoli Prochnon Universidade de São Paulo - Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto, Ribeirão Preto (SP), Brasil.
  • Stephani Emanuelly Marinho Moreno Universidade de São Paulo - Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto, Ribeirão Preto (SP), Brasil.
  • Cristina Maria Galvão Universidade de São Paulo - Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto, Ribeirão Preto (SP), Brasil. https://orcid.org/0000-0002-4141-7107
  • Karina Dal Sasso Mendes Universidade de São Paulo - Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto, Ribeirão Preto (SP), Brasil.

Palavras-chave:

Educação de Pacientes como Assunto, Educação em Saúde, Aprendizagem, Listas de Espera, Transplante de Fígado, Revisão, Transplantados

Resumo

Objetivo: Analisar evidências na literatura sobre estratégias educativas para candidatos a transplante de fígado e receptores. Método: Trata-se de revisão integrativa da literatura. A busca na literatura foi realizada nas bases de dados National Library of Medicine and the National Institutes of Health (PubMed), Cumulative Index to Nursing and Allied Health Literature (CINAHL), Literatura Latino-Americana e do Caribe em Ciências da Saúde (Lilacs) e Embase. Os registros identificados foram exportados para o gerenciador de referências EndNote para organização e remoção de duplicações e, posteriormente, para o aplicativo web Rayyan, para a seleção dos estudos por pares e de formacegada. Dois revisores realizaram a seleção dos estudos por meio da leitura do título e do resumo (fase 1) e pela leitura na íntegra do artigo (fase 2). Em ambas as fases, foi realizada a reunião de consenso com um terceiro revisor. Os dados foram analisados de forma descritiva. Resultados: Entre 488 estudos identificados, sete artigos foram selecionados para a síntese do conhecimento. A maioria dos estudos trouxe estratégias de educação em saúde em medicamentos, nutrição, tecnologias digitais e relacionadas a complicações, com o foco em pacientes transplantados, identificando resultadossignificativos para a reabilitação e adesão do paciente ao tratamento proposto. Observou-se também a predominância de estudos que abordaram estratégias educativas com foco nas complicações pós-operatórias e que englobavam as áreas multiprofissionais (três estudos), farmácia (dois estudos), medicina (um estudo) e enfermagem (um estudo). Conclusão: A literatura demonstrou que imunossupressores, preocupação com complicações, tecnologia e nutrição são essenciais em um plano de ensino completo para essa clientela. Apesar disso, identificou-se a existência limitada de estudos nas literaturas nacional e internacional sobre estratégias educativas acerca de transplante de fígado.

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Publicado

2022-09-19

Como Citar

Piccoli Prochnon, N., Emanuelly Marinho Moreno, S., Maria Galvão, C., & Dal Sasso Mendes, K. (2022). Estratégias Educativas para Candidatos e Receptores de Transplante de Fígado: Revisão Integrativa da Literatura. Brazilian Journal of Transplantation, 25(3). Recuperado de https://bjt.emnuvens.com.br/revista/article/view/438

Edição

Seção

Artigo de Revisão