Intervenções Educativas de Enfermagem no Transplante Cardíaco Pós-Covid-19: Relato de Experiência

Autores

Palavras-chave:

Coronavírus, Insuficiência Cardíaca, Relatos de Casos, Enfermagem, Educação em Saúde, Transplante

Resumo

Introdução: O acometimento por Covid-19 pode ocasionar miocardite fulminante, tornando o processo pré-transplante mais curto e de rápida progressão. Objetivo: Relatar o caso de um paciente que após infecção por Covid-19 evoluiu para transplante cardíaco, bem como as intervenções educativas de enfermagem realizadas nesse processo. Método: Trata-se de case report aprovado pelo Comitê de Ética em Pesquisa, sob protocolo nº 52318721.7.0000.5462, descrito conforme diretrizes do Care e sistematização da assistência de enfermagem de um adulto que, ao contrair Covid-19 em junho de 2020, evoluiu em seis meses para miocardite, insuficiência e transplante cardíaco, num hospital cardiológico da cidade de São Paulo (SP). Resultados: Adulto jovem, do sexo masculino, apresentou sintomas leves de Covid-19 e evoluiu com agravamento dos sintomas sistêmicos, falha no desmame de drogas vasoativas e implante de dispositivo de balão intraórtico com desfecho para transplante cardíaco. O caso relatado mostrou a evolução desse paciente jovem, sem antecedentes de doença cardiovascular, evoluindo para o transplante cardíaco, diferentemente do que consta da literatura sobre pacientes transplantados que adquiriram Covid-19. A evolução da doença exigiu intervenções sistematizadas assistenciais e educativas de enfermagem, foco deste estudo para obtenção dos resultados de educação em saúde. Conclusão: O paciente, com diagnóstico de enfermagem de disposição para conhecimento melhorado, por meio da intervenção da melhora da educação em saúde, obteve como resultado o conhecimento de controle da insuficiência cardíaca e teve como desfecho o transplante cardíaco, com adesão intra-hospitalar à terapêutica, devendo ser monitorado pós-alta.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Rika Miyahara Kobayashi , Instituto Dante Pazzanese de Cardiologia – São Paulo (SP), Brasil

 

 

Publicado

2022-06-07

Como Citar

Soares, V. L., Poltroniéri, N. V. G., Kobayashi , R. M., Gaspar , A. R. ., & Simonetti, S. H. . (2022). Intervenções Educativas de Enfermagem no Transplante Cardíaco Pós-Covid-19: Relato de Experiência. Brazilian Journal of Transplantation, 25(2). Recuperado de https://bjt.emnuvens.com.br/revista/article/view/437

Edição

Seção

Relato de Caso