ESTRATÉGIAS EDUCATIVAS NO TRANSPLANTE PEDIÁTRICO DE ÓRGÃOS SÓLIDOS: REVISÃO INTEGRATIVA DA LITERATURA

Autores

  • Paloma Peroni Contiero Universidade de São Paulo - Escola de Enfermagem - Ribeirão Preto/SP- Brasil.
  • Cristina Maria Galvão Universidade de São Paulo - Escola de Enfermagem  - Departamento de Enfermagem Geral e Especializada - Ribeirão Preto/SP - Brasil.
  • Karina Dal Sasso Mendes Universidade de São Paulo - Escola de Enfermagem  - Departamento de Enfermagem Geral e Especializada - Ribeirão Preto/SP - Brasil.

DOI:

https://doi.org/10.53855/bjt.v24i2.18

Palavras-chave:

Transplante de Órgãos, Pediatria, Materiais de Ensino, Educação, Revisão

Resumo

Objetivo: Analisar evidências disponíveis na literatura sobre estratégias utilizadas para o ensino de candidatos e receptores pediátricos de transplante de órgãos sólidos. Método: Revisão integrativa da literatura com seleção de artigos nas bases de dados PubMed, EMBASE, CINAHL e LILACS. Resultado: Identificou-se o uso de plataformas online e eletrônicas, gadgets que auxiliam na adesão ao tratamento pós-transplante, acampamentos familiares, materiais impressos e vídeos, como as estratégias utilizadas para o ensino no transplante de pacientes pediátricos. Conclusão: Há escassez de estudos na literatura nacional e internacional quanto ao ensino de pacientes pediátricos no contexto do transplante, identificando-se a necessidade de novas investigações, tendo em vista a importância do ensino para a continuidade do cuidado e da melhor qualidade de vida do paciente pediátrico.

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Publicado

2021-09-07

Como Citar

Contiero, P. P., Galvão, C. M., & Mendes, K. D. S. (2021). ESTRATÉGIAS EDUCATIVAS NO TRANSPLANTE PEDIÁTRICO DE ÓRGÃOS SÓLIDOS: REVISÃO INTEGRATIVA DA LITERATURA. Brazilian Journal of Transplantation, 24(2), 41–50. https://doi.org/10.53855/bjt.v24i2.18

Edição

Seção

Artigo de Revisão