ESTRATÉGIAS EDUCATIVAS NO TRANSPLANTE PEDIÁTRICO DE ÓRGÃOS SÓLIDOS: REVISÃO INTEGRATIVA DA LITERATURA
DOI:
https://doi.org/10.53855/bjt.v24i2.18Palavras-chave:
Transplante de Órgãos, Pediatria, Materiais de Ensino, Educação, RevisãoResumo
Objetivo: Analisar evidências disponíveis na literatura sobre estratégias utilizadas para o ensino de candidatos e receptores pediátricos de transplante de órgãos sólidos. Método: Revisão integrativa da literatura com seleção de artigos nas bases de dados PubMed, EMBASE, CINAHL e LILACS. Resultado: Identificou-se o uso de plataformas online e eletrônicas, gadgets que auxiliam na adesão ao tratamento pós-transplante, acampamentos familiares, materiais impressos e vídeos, como as estratégias utilizadas para o ensino no transplante de pacientes pediátricos. Conclusão: Há escassez de estudos na literatura nacional e internacional quanto ao ensino de pacientes pediátricos no contexto do transplante, identificando-se a necessidade de novas investigações, tendo em vista a importância do ensino para a continuidade do cuidado e da melhor qualidade de vida do paciente pediátrico.