DOAÇÃO DE ÓRGÃOS: ENTENDIMENTO DE ESTUDANTES DOS CURSOS DE MEDICINA E DE ENFERMAGEM

Autores

  • Daniel Sarmento Bezerra Faculdade de Medicina Nova Esperança- Curso de Medicina - João Pessoa/PB - Brasil.
  • André Ricardo Bezerra Bonzi Faculdade de Medicina Nova Esperança- Curso de Medicina - João Pessoa/PB - Brasil.
  • Ivanice Bezerra da Silva Gomes Faculdade de Medicina Nova Esperança - Curso de Medicina - João Pessoa/PB - Brasil.
  • José Gustavo Sampaio de Sá Faculdade de Medicina Nova Esperança - Curso de Medicina - João Pessoa/PB - Brasil.
  • Tânia Regina Ferreira Cavalcanti Faculdade Maurício de Nassau – Curso de Enfermagem - João Pessoa/PB - Brasil.
  • Waléria Bastos de Andrade Gomes Nogueira Faculdade de Enfermagem Nova Esperança-Departamento de Medicina - João Pessoa/PB - Brasil.

DOI:

https://doi.org/10.53855/bjt.v19i1.100

Palavras-chave:

Transplante de Órgãos, Estudante de Medicina, Estudante de Enfermagem, Coleta de Tecidos e Órgãos

Resumo

Objetivo: A pesquisa teve como objetivo discutir o entendimento de alunos dos cursos de Enfermagem e Medicina sobre o transplante de órgãos. Método: O presente estudo caracteriza-se como uma pesquisa de campo, descritiva, com abordagem quantitativa, que avaliou o entendimento dos alunos de Enfermagem e Medicina acerca dos transplantes de  órgãos. A pesquisa foi realizada nas faculdades Nova Esperaça, FAMENE/FACENE e Maurício de Nassau - João Pessoa. A população foi constituída por discentes do 2o e 8 o períodos de cada curso das instituiçães de ensino supracitadas. A amostra constituiu-se de cento e vinte (120) desses discentes. O instrumento escolhido para a coleta dos dados foi um questionário estruturado em duas partes, que evidenciava dados de identificação dos participantes e dados relacionados ao conhecimento de transplantes de órgãos. A coleta de dados, após aprovação do projeto pelo Comitê de Ética e Pesquisa FACENE/FAMENE, foi realizada durante o mês de outubro de 2015. Os dados foram analisados e tabulados estatisticamente, com o auxílio do software estatístico SPSS (Versão 18). A pesquisa respeitou os aspectos éticos preconizados pela Resolução CNS 466/2012, como também, pela Resolução 1931/2009 CFM, Capítulo XII. Resultados: A pesquisa verificou que aproximadamente 50% dos alunos não possuem conhecimento suficiente a respeito do diagnóstico de morte encefálica e que 85,5% não têm conhecimento sobre o Sistema Nacional de Transplantes, implicando, assim, numa dinâmica negativa em relação ao processo do transplante de  órgãos. O resultado do estudo sugere que as faculdades reavaliem o conteúdo ministrado. Conclusão: A desinformação sobre o assunto faz com que milhares de profissionais não se interessem pela área e não se envolvam na causa, contribuindo, assim, para a perda de órgãos viáveis e, consequentemente, para a morte de pessoas que poderiam ser tratadas.

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Publicado

2016-01-01

Como Citar

Bezerra, D. S., Bonzi, A. R. B., Gomes, I. B. da S., Sá, J. G. S. de, Cavalcanti, T. R. F., & Nogueira, W. B. de A. G. (2016). DOAÇÃO DE ÓRGÃOS: ENTENDIMENTO DE ESTUDANTES DOS CURSOS DE MEDICINA E DE ENFERMAGEM. Brazilian Journal of Transplantation, 19(1), 6–9. https://doi.org/10.53855/bjt.v19i1.100

Edição

Seção

Artigo Original