AVALIAÇÃO DO CONHECIMENTO SOBRE O PROCESSO DE DOAÇÃO E TRANSPLANTE DE ÓRGÃOS E TECIDOS ENTRE ESTUDANTES DA ÁREA DA SAÚDE DA FACULDADE DE MEDICINA DE MARÍLIA

Autores

  • Isabela Landsteiner de Sampaio Amêndola Departamento de Unidade de Educação da Faculdade de Medicina de Marília, Marília/SP – Brasil.
  • Elena Fernandes Mangini Departamento de Unidade de Educação da Faculdade de Medicina de Marília, Marília/SP – Brasil.
  • Giovanna Talarico Gomes Departamento de Unidade de Educação da Faculdade de Medicina de Marília, Marília/SP – Brasil.
  • Francisco Antonio Sergi Filho Departamento de Unidade de Educação da Faculdade de Medicina de Marília, Marília/SP – Brasil.
  • Eduardo Federighi Baisi Chagas Departamento de Unidade de Educação da Faculdade de Medicina de Marília, Marília/SP – Brasil.

DOI:

https://doi.org/10.53855/bjt.v24i3.420

Palavras-chave:

Transplante de Órgãos, Obtenção de Tecidos e Órgãos, Conhecimentos, Atitudes e Prática em Saúde, Estudantes de Medicina, Estudantes de Enfermagem

Resumo

Introdução: No decorrer dos anos, as técnicas utilizadas para o transplante de órgãos estão se aprimorando. Contudo, o número de doadores não tem avançado na mesma proporção. Uma das causas para esse descompasso é a carência de informações à população sobre o processo do transplante, ao passo que quando a desinformação se estende aos profissionais da saúde, os impactos são significativos, uma vez que eles têm participação ativa durante todo o processo do transplante. Objetivo: Avaliar o nível de conhecimento que estudantes dos cursos de Medicina e Enfermagem da Faculdade de Medicina de Marília detinham sobre doação e transplante de órgãos e tecidos no ato da aplicação do questionário. Método: Trata-se de um estudo descritivo de corte transversal, desenvolvido através da aplicação de questionário contendo dez questões de múltipla escolha, com abrangência em torno da temática de morte encefálica, doação e transplante de órgãos. Para a análise dos dados colhidos foram utilizados parâmetros de programas estatísticos (Epi Info e Epidata) e avaliação pelo teste do qui-quadrado. Resultados: Participaram de forma voluntária 185 acadêmicos da primeira a sexta série e da primeira a quarta série, respectivamente, dos cursos de Medicina e de Enfermagem. A média percentual do número de acertos entre os estudantes de Medicina foi de 43,9% e de 34,7% entre os alunos da Enfermagem. Conclusão: Os resultados do presente estudo apontaram um déficit em relação ao conhecimento sobre morte encefálica e seus desdobramentos entre os alunos dos cursos de Medicina e Enfermagem da Faculdade de Medicina de Marília. Levando-se em consideração que os profissionais da saúde ocupam papel de destaque em todas as etapas do transplante de órgãos e tecidos, a expansão do conhecimento nessa área durante as etapas de graduação mostra-se uma medida indispensável para se alcançar uma atuação satisfatória.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2021-10-18 — Atualizado em 2021-10-19

Versões

Como Citar

Amêndola, I. L. de S., Mangini, E. F., Gomes, G. T., Sergi Filho, F. A., & Baisi Chagas, E. F. (2021). AVALIAÇÃO DO CONHECIMENTO SOBRE O PROCESSO DE DOAÇÃO E TRANSPLANTE DE ÓRGÃOS E TECIDOS ENTRE ESTUDANTES DA ÁREA DA SAÚDE DA FACULDADE DE MEDICINA DE MARÍLIA. Brazilian Journal of Transplantation, 24(3), 34–41. https://doi.org/10.53855/bjt.v24i3.420 (Original work published 18º de outubro de 2021)

Edição

Seção

Artigo Original