ANÁLISE DA ADEQUAÇÃO CALÓRICO - PROTEICA DA TERAPIA NUTRICIONAL EM PACIENTES PEDIÁTRICOS NO PÓS-OPERATÓRIO DE TRANSPLANTE HEPÁTICO

Autores

  • Camila Vieira dos Santos Universidade de São Paulo - Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina - Instituto da Criança - São Paulo/SP - Brasil.
  • Mariana Takahashi Universidade de São Paulo - Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina - Instituto da Criança - São Paulo/SP - Brasil.
  • Maria Aparecida Carlos Bonfim Universidade de São Paulo - Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina - Instituto da Criança - São Paulo/SP - Brasil.
  • Rafael Cairê de Oliveira dos Santos Universidade de São Paulo - Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina - Instituto da Criança - São Paulo/SP - Brasil.
  • Camila Pugliese Universidade de São Paulo - Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina - Instituto da Criança - São Paulo/SP - Brasil.

DOI:

https://doi.org/10.53855/bjt.v22i1.40

Palavras-chave:

Terapia Nutricional, Avaliação Nutricional, Transplante

Resumo

Objetivo: Analisar a relação de adequação do aporte calórico-proteico fornecido pela terapia nutricional instituída a pacientes pediátricos, no período de pós-operatório de transplante hepático. Métodos: Estudo transversal, realizado com crianças e adolescentes no perioperatório de transplante hepático. A classificação do estado nutricional foi determinada de acordo com os padrões WHO (2007) e Frisancho (2008). A oferta calórico-proteico administrada, a via de administração e a consistência da dieta foram registradas durante os cinco primeiros dias da reintrodução da terapia nutricional no pós-operatório, e comparadas com o recomendado para sexo e idade, segundo as Dietary Reference Intakes (DRI). Resultados: Em amostra de 31 pacientes, com idade mediana de 18 meses, 61,5% apresentaram desnutrição, utilizando o parâmetro de classificação da circunferência do braço. A atresia de vias biliares e hepatites foram os diagnósticos mais frequentes para realização do transplante hepático. Dos pacientes, 35,7% (n=10) atingiram valores iguais ou acima de 100% da adequação calórica, 75% (n=21) da adequação proteica no quinto dia pós-operatório da reintrodução da dieta (DPO5). Conclusão: A inadequação calórico-proteica nos cinco primeiros dias pós-operatórios foi frequente, podendo ser atribuída às condições clínicas, suspensão da dieta e estado nutricional comprometido, o que pode ter dificultado que a amostra atingisse suas necessidades nutricionais, contribuindo com um maior agravo ao estado nutricional do paciente transplantado, que frequentemente já está comprometido, conforme observado neste estudo.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2019-01-01

Como Citar

Santos, C. V. dos, Takahashi, M., Bonfim, M. A. C., Santos, R. C. de O. dos, & Pugliese, C. (2019). ANÁLISE DA ADEQUAÇÃO CALÓRICO - PROTEICA DA TERAPIA NUTRICIONAL EM PACIENTES PEDIÁTRICOS NO PÓS-OPERATÓRIO DE TRANSPLANTE HEPÁTICO. Brazilian Journal of Transplantation, 22(1), 6–13. https://doi.org/10.53855/bjt.v22i1.40

Edição

Seção

Artigo Original