REGENERAÇÃO HEPÁTICA: O MITO DE PROMETEU REVISADO

Autores

  • José Luiz de Godoy Serviço de Transplante Hepático do Hospital de Clínicas da Universidade Federal do Paraná, Curitiba-PR – Brasil.
  • Jorge Eduardo Fouto Matias Serviço de Transplante Hepático do Hospital de Clínicas da Universidade Federal do Paraná, Curitiba-PR – Brasil.
  • Júlio Cezar Uilli Coelho Serviço de Transplante Hepático do Hospital de Clínicas da Universidade Federal do Paraná, Curitiba-PR – Brasil.

DOI:

https://doi.org/10.53855/bjt.v9i2.362

Palavras-chave:

Regeneração Hepática, Hepatectomia, Ciclo Celular, Fatores de Crescimento, Células-tronco

Resumo

A identificação da capacidade do fígado regenerar-se permitiu novas perspectivas terapêuticas na cirurgia hepática. Ressecções hepáticas ampliadas e transplante hepático passaram a ser empregados rotineiramente para tratar lesão hepática neoplásica e insuficiência hepática aguda ou crônica, respectivamente. No transplante hepático, a regeneração hepática permitiu técnicas de transplante hepático com enxerto reduzido e bi-partição hepática (split-liver). O transplante com enxerto hepático reduzido ao segmento lateral esquerdo (segmentos II e III) retirado de doador vivo permitiu a resolução do obstáculo representado pelo tamanho do enxerto x tamanho do receptor para pacientes pediátricos. O transplante hepático intervivos também pode ser visto como uma modalidade independente para complementar doações cadavéricas. As bases do mecanismo extremamente complexo da regeneração hepática permanecem pouco conhecidas dos profissionais envolvidos na moderna cirurgia hepática. Este trabalho descreve os mecanismos envolvidos na regeneração hepática, no ciclo celular dos hepatócitos, fatores de crescimento e o papel de células-tronco da medula óssea.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2006-03-01

Como Citar

Godoy, J. L. de, Matias , J. E. F., & Coelho, J. C. U. (2006). REGENERAÇÃO HEPÁTICA: O MITO DE PROMETEU REVISADO. Brazilian Journal of Transplantation, 9(2), 535–539. https://doi.org/10.53855/bjt.v9i2.362

Edição

Seção

Artigo de Revisão