CARACTERIZAÇÃO DA AMOSTRA DE PACIENTES ATENDIDOS NA UNIDADE DE TRANSPLANTE RENAL DA DIVISÃO DE CLÍNICA UROLÓGICA DO HCFMUSP NO PERÍODO DE DOIS MESES

Autores

  • Dnyelle Souza Silva Divisão de Psicologia e Unidade de Transplante Renal da Divisão de Clínica Urológica do HC/FMUSP - São Paulo/SP – Brasil.
  • Luiz Estevam Ianhez Divisão de Psicologia e Unidade de Transplante Renal da Divisão de Clínica Urológica do HC/FMUSP - São Paulo/SP – Brasil.

DOI:

https://doi.org/10.53855/bjt.v9i2.360

Palavras-chave:

Doença Crônica, Transplante Renal, Aspectos Psicossociais, Migração

Resumo

Objetivo: Caracterização da população atendida na Unidade de Transplante Renal da Divisão de Clínica Urológica do HCFMUSP e delimitação do perfil sócio-demográfico desses pacientes. Métodos: aplicação de questionário estruturado a pacientes que permaneceram na enfermaria da Unidade de Transplante Renal no período de dois meses. Análise de porcentagem dos dados obtidos. Resultados: A diversidade sócio-demográfica do Estado de São Paulo pareceu coincidir com a da amostra da população atendida pelo Serviço da Unidade de transplante renal. Revelando a complexidade da caracterização desses pacientes muitas vezes oriundos de outros estados e com culturas diferentes. Conclusão: Há ainda muito a ser investigado em relação ao atendimento oferecido ao portador de insuficiência renal crônica que busca o transplante renal como tratamento.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2006-03-01

Como Citar

1.
Silva DS, Ianhez LE. CARACTERIZAÇÃO DA AMOSTRA DE PACIENTES ATENDIDOS NA UNIDADE DE TRANSPLANTE RENAL DA DIVISÃO DE CLÍNICA UROLÓGICA DO HCFMUSP NO PERÍODO DE DOIS MESES. bjt [Internet]. 1º de março de 2006 [citado 6º de fevereiro de 2025];9(2):525-31. Disponível em: https://bjt.emnuvens.com.br/revista/article/view/360

Edição

Seção

Artigo Original