POTENCIAL PARA OBTENÇÃO DE ÓRGÃOS EM UM HOSPITAL DE URGÊNCIA DE SERGIPE

Autores

  • Emília Cervino Nogueira Central de Notificação, Captação e Distribuição de Órgãos de Sergipe - Aracaju, Sergipe, Brasil.
  • Carlos Umberto Pereira Departamento de Medicina da Universidade Federal de Sergipe - Aracaju, Sergipe, Brasil.

DOI:

https://doi.org/10.53855/bjt.v10i3.338

Palavras-chave:

Morte Encefálica, Obtenção de Tecidos e Órgãos, Transplante de Órgãos, Registros Médicos

Resumo

Objetivos: Estimar o potencial de doadores de órgãos em um hospital de referência em urgência; descrever seu perfil e analisar as causas da não efetivação da doação. Métodos: Estudo quantitativo, descritivo e retrospectivo utilizando dados do prontuário de pacientes até 65 anos de idade que morreram por traumatismo cranioencefálico, acidente vascular encefálico ou tumor primário do sistema nervoso central nos anos de 2005 a 2007. Resultados: Dos 645 prontuários analisados, 219 tiveram registro sugestivo de morte encefálica, sendo 126 com Termo de Declaração de Morte Encefálica preenchido. A mediana da idade desses potenciais doadores foi 29,5 anos; houve predomínio do sexo masculino (77%), de vítimas de traumatismo cranioencefálico (68%) e de internados na Unidade de Urgência (41%). Metade deles apresentou sinais de morte encefálica nos dois primeiros dias de hospitalização e apenas 7% se tornaram doadores efetivos, sendo a recusa da família (31%) e parada cardíaca irreversível (28,6%) as principais causas da não efetivação da doação. O tempo entre o primeiro registro e a remoção dos órgãos foi maior que 30 horas em 75% dos doadores. Conclusões: Os resultados do estudo mostraram uma baixa notificação e diagnóstico de morte encefálica, ocasionando um número reduzido de potenciais doadores, e, por conseguinte, um pequeno número de doadores falecidos de órgãos e tecidos. As taxas de recusa da família e a parada cardíaca irreversível sugerem a necessidade de ações educativas dirigidas aos profissionais de saúde e à sociedade em geral.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2007-06-01

Como Citar

Nogueira, E. C., & Pereira, C. U. (2007). POTENCIAL PARA OBTENÇÃO DE ÓRGÃOS EM UM HOSPITAL DE URGÊNCIA DE SERGIPE. Brazilian Journal of Transplantation, 10(3), 756–761. https://doi.org/10.53855/bjt.v10i3.338

Edição

Seção

Artigo Original