CUIDADOS DE ENFERMAGEM NA ADMINISTRAÇÃO DE MEDICAMENTOS IMUNOSSUPRESSORES NO TRANSPLANTE DE FÍGADO: REVISÃO DA LITERATURA

Autores

  • Karina Dal Sasso-Mendes Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo / Centro Colaborador da Organização Mundial da Saúde para o desenvolvimento da pesquisa em enfermagem – Ribeirão Preto / SP – Brasil.
  • Renata Cristina de Campos Pereira Silveira Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo / Centro Colaborador da Organização Mundial da Saúde para o desenvolvimento da pesquisa em enfermagem – Ribeirão Preto / SP – Brasil.
  • Patrícia Abrahão Curvo Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo / Centro Colaborador da Organização Mundial da Saúde para o desenvolvimento da pesquisa em enfermagem – Ribeirão Preto / SP – Brasil.
  • Cristina Maria Galvão Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo / Centro Colaborador da Organização Mundial da Saúde para o desenvolvimento da pesquisa em enfermagem – Ribeirão Preto / SP – Brasil.

DOI:

https://doi.org/10.53855/bjt.v11i1.286

Palavras-chave:

Cuidados de Enfermagem, Imunosupressores, Transplante de Fígado

Resumo

Objetivo: Buscar as evidências disponíveis na literatura sobre a administração de medicamentos imunossupressores, com enfoque no cuidado de enfermagem no transplante de fígado. Método: A revisão integrativa da literatura foi o método de pesquisa utilizado. Para a realização da busca eletrônica, foi utilizada a Internet para acessar as bases de dados MEDLINE e CINAHL. Os descritores utilizados foram: agentes imunossupressores, cuidados de enfermagem e transplante de fígado. Os critérios de inclusão dos artigos selecionados foram: artigos que retratam a administração de medicamentos imunossupressores no transplante de fígado publicados no período de 1988 a 2008 e artigos no idioma inglês, português e espanhol. Foi selecionada uma amostra final de oito artigos Resultados: Além da administração dos medicamentos, a enfermagem é responsável pela monitorização dos resultados, prevenção de complicações e ensino aos pacientes sobre o uso de imunossupressores. A ciclosporina e o tacrolimus são indicados como tratamento profilático da rejeição de órgãos transplantados e no tratamento da rejeição crônica. Conclusão: A administração de medicamentos no transplante de fígado envolve não somente a administração dos fármacos em si, mas também um processo de educação em saúde, que permite aos pacientes e familiares a implementação correta da terapia medicamentosa no domicílio com o menor risco possível.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2008-01-01

Como Citar

Sasso-Mendes, K. D., Silveira, R. C. de C. P., Curvo, P. A., & Galvão, C. M. (2008). CUIDADOS DE ENFERMAGEM NA ADMINISTRAÇÃO DE MEDICAMENTOS IMUNOSSUPRESSORES NO TRANSPLANTE DE FÍGADO: REVISÃO DA LITERATURA. Brazilian Journal of Transplantation, 11(1), 874–877. https://doi.org/10.53855/bjt.v11i1.286

Edição

Seção

Artigo de Revisão