TRANSPLANTE ISOLADO DE PÂNCREAS EM UM CENTRO BRASILEIRO

Autores

  • João Eduardo Nicoluzzi Departamento de Cirurgia.da Santa Casa de Misericórdia de Curitiba, Paraná, Brasil/Departamento de Cirurgia do Hospital Angelina Caron, Campina Grande do Sul, Paraná, Brasil.
  • Fábio Siqueira Departamento de Cirurgia.da Santa Casa de Misericórdia de Curitiba, Paraná, Brasil.
  • Fábio Porto Departamento de Cirurgia.da Santa Casa de Misericórdia de Curitiba, Paraná, Brasil.
  • Matheus Macri Departamento de Cirurgia do Hospital Angelina Caron, Campina Grande do Sul, Paraná, Brasil.

DOI:

https://doi.org/10.53855/bjt.v11i1.285

Palavras-chave:

Transplante de Pâncreas, Transplante, Pâncreas

Resumo

Objetivo. O transplante simultâneo de pâncreas-rim é um tratamento aceito para diabéticos do tipo 1 com insuficiência renal crônica. As drogas imunossupressoras atuais aliadas à biópsia do enxerto melhoraram o resultado do transplante pancreático solitário, a um ponto similar ao transplante simultâneo de rim-pâncreas. Métodos. De 120 transplantes pancreáticos realizados no Hospital Angelina Caron desde 2001, 12 foram transplantes solitários. Resultados. As sobrevidas após um ano de paciente e enxerto foram respectivamente 83% e de 75%. Dois pacientes morreram de sepsis no primeiro e segundo mês pós-cirurgia, ambos com enxertos funcionantes. Um enxerto foi perdido por trombose venosa ainda na primeira semana pós-transplante. A sobrevida dos pacientes foi de 100% até a alta hospitalar. Conclusão. O presente estudo descreve nossos resultados no transplante isolado de pâncreas com resultados satisfatórios para uma experiência ainda limitada nessa modalidade de transplante pancreático.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2008-01-01

Como Citar

Nicoluzzi, J. E., Siqueira, F., Porto, F., & Macri, M. (2008). TRANSPLANTE ISOLADO DE PÂNCREAS EM UM CENTRO BRASILEIRO. Brazilian Journal of Transplantation, 11(1), 869–871. https://doi.org/10.53855/bjt.v11i1.285

Edição

Seção

Artigo Original