EXPRESSÃO DE MOLÉCULAS IMUNORREGULADORAS EM RINS NÃO-FUNCIONANTES COM REJEIÇÃO AGUDA

Autores

  • Erika Lamkowski Naka Laboratório de Imunologia Clínica e Experimental (Disciplina de Nefrologia) da Universidade de São Paulo, São Paulo / SP – Brasil.
  • Viviane Campos Ponciano Laboratório de Imunologia Clínica e Experimental (Disciplina de Nefrologia) da Universidade de São Paulo, São Paulo / SP – Brasil.
  • Erika Beviláquia Rangel Laboratório de Imunologia Clínica e Experimental (Disciplina de Nefrologia) da Universidade de São Paulo, São Paulo / SP – Brasil.
  • Marcos Antônio Cenedeze Laboratório de Imunologia Clínica e Experimental (Disciplina de Nefrologia) da Universidade de São Paulo, São Paulo / SP – Brasil.
  • Alvaro Pacheco-Silva Laboratório de Imunologia Clínica e Experimental (Disciplina de Nefrologia) da Universidade de São Paulo, São Paulo / SP – Brasil.
  • Niels Olsen Saraiva Câmara Laboratório de Imunologia Clínica e Experimental (Disciplina de Nefrologia) da Universidade de São Paulo, São Paulo / SP – Brasil/Laboratório de Imunologia de Transplante (Departamento de Imunologia) da Universidade de São Paulo, São Paulo /SP – Brasil.

DOI:

https://doi.org/10.53855/bjt.v11i1.281

Palavras-chave:

Transplante de Rim, Rejeição de Enxerto, Tolerância Imunológica

Resumo

Introdução: Tim-3 é uma proteína de membrana com função inibitória, presente em linfócitos Th1. Seu ligante recentemente identificado, a galectina-9, é expresso em alguns subtipos de linfócitos, e também pode ser induzido por citocinas inflamatórias em células endoteliais e fibroblastos. Juntamente com as células T CD4+CD25+, essas moléculas exercem uma função reguladora da resposta imune. O fator de transcrição FOXP3 está relacionado aos linfócitos T reguladores CD4+CD25+. Objetivo: Avaliar a presença de moléculas relacionadas à resposta imune reguladora intra-enxerto renal durante episódio de rejeição. Material e Métodos: Os níveis de RNA mensageiro para moléculas representativas da resposta imune reguladora (Tim-3, galectina-9 e FOXP3) e da resposta imune citotóxica (perforina, granzima B e interferon-γ) foram quantificados pelo método de reação em cadeia da polimerase em 24 amostras de produtos de enxertectomia, com os seguintes diagnósticos: rejeição aguda não-vascular (n=5), rejeição aguda vascular (n=14) e perda de causa não-imune (n=5, como controle). Resultados: A diferença encontrada entre as medianas dos grupos controle e de rejeição aguda vascular foi estatisticamente significante para todas as moléculas avaliadas: p=0,024 para galectina-9, p=0,008 para Tim3, p=0,005 para FOXP3, p=0,008 para perforina e interferon-γ, e p=0,003 para granzima B. Conclusão: Esse padrão sugere que o desenvolvimento da resposta imune é um evento dinâmico, com expressão de moléculas e recrutamento de células com funções diferentes, citopática e reguladora.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2008-01-01

Como Citar

Naka, E. L., Ponciano, V. C., Rangel, E. B., Cenedeze, M. A., Pacheco-Silva, A., & Câmara, N. O. S. (2008). EXPRESSÃO DE MOLÉCULAS IMUNORREGULADORAS EM RINS NÃO-FUNCIONANTES COM REJEIÇÃO AGUDA. Brazilian Journal of Transplantation, 11(1), 856–860. https://doi.org/10.53855/bjt.v11i1.281

Edição

Seção

Artigo Original