ESTRATÉGIAS DE CUIDADOS À FAMÍLIA NO MOMENTO DA PERDA, MORTE ENCEFÁLICA E DOAÇÃO DE ÓRGÃOS, ELABORADAS A PARTIR DE UMA REVISÃO DE LITERATURA DE FATORES QUE LEVAM A FAMÍLIA À RECUSA PARA A DOAÇÃO

Autores

  • Neide da Silva Knihs Departamento de Transplante - Sociedade Divina Providencia Hospital Santa Isabel, Blumenau-SC, Brasil.
  • Bartira de Aguiar Roza Departamento de Enfermagem da Escola Paulista de Enfermagem - Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP), São Paulo-SP, Brasil.
  • Janine Schirmer Departamento de Enfermagem da Escola Paulista de Enfermagem - Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP), São Paulo-SP, Brasil.

DOI:

https://doi.org/10.53855/bjt.v13i2.233

Palavras-chave:

Doação de Órgãos, Família, Tomada de Decisões, Transplante de Órgãos

Resumo

Objetivo: Identificar os principais fatores que levam a família à recusa para doação de órgãos e assim desenvolver estratégias para amenizar essa recusa. Método: Trata-se de uma revisão de literatura; a busca dos estudos foi por meio de palavras-chaves: doação de órgãos, família, tomada de decisão e transplante de órgãos, no Google, Caps, lilacs, scielo. e MedLine, entre os anos de 2004 a 2008. Foram encontrados 35 estudos, dos quais 11 foram excluídos por não estarem diretamente relacionados à família e à doação de órgãos. Resultados: Dos 24 estudos avaliados, sete foram dissertações e teses e 17 estavam diretamente relacionados com a recusa da família para doação de órgãos. Após leitura e análise dos estudos, foi possível identificar as principais causas da recusa familiar: falta de acolhimento, não compreensão de Morte Encefálica (ME), insatisfação com o atendimento, falta de comunicação e desconfiança com relação ao processo e medo do comércio dos órgãos. Através das informações obtidas nos estudos e da vivência profissional da autora foram elaboradas as estratégias de cuidado à família nesse processo.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2010-03-01

Como Citar

Knihs, N. da S., Roza, B. de A., & Schirmer, J. (2010). ESTRATÉGIAS DE CUIDADOS À FAMÍLIA NO MOMENTO DA PERDA, MORTE ENCEFÁLICA E DOAÇÃO DE ÓRGÃOS, ELABORADAS A PARTIR DE UMA REVISÃO DE LITERATURA DE FATORES QUE LEVAM A FAMÍLIA À RECUSA PARA A DOAÇÃO. Brazilian Journal of Transplantation, 13(2), 1321–1323. https://doi.org/10.53855/bjt.v13i2.233

Edição

Seção

Artigo de Revisão