PROPOSTA DE UM PROGRAMA PARA AUMENTAR A OPORTUNIDADE DE TRANSPLANTE RENAL PARA PACIENTES HIPERSENSIBILIZADOS

Autores

  • Érika Fernandes Campos Immunogenetics Division, Pediatrics Department, Universidade Federal de São Paulo, São Paulo, SP, Brasil/Associação Fundo de Incentivo à Psicofarmacologia, São Paulo, SP, Brasil.
  • Ilias Ioannis Nikolaos Doxiadis Eurotransplant Reference Laboratory, Department of Immunohaematology and Blood Transfusion, Leiden University Medical Center, Leiden, The Netherlands.
  • Julia Temin Associação Fundo de Incentivo à Psicofarmacologia, São Paulo, SP, Brasil.
  • Andrea Plothow Associação Fundo de Incentivo à Psicofarmacologia, São Paulo, SP, Brasil.
  • Elaine Cristina Bellintani Associação Fundo de Incentivo à Psicofarmacologia, São Paulo, SP, Brasil.
  • Yuriko Miyamoto Associação Fundo de Incentivo à Psicofarmacologia, São Paulo, SP, Brasil.
  • Lidia Vieira Dantas Associação Fundo de Incentivo à Psicofarmacologia, São Paulo, SP, Brasil.
  • José Osmar Medina-Pestana Nephrology Division/Hospital do Rim e Hipertensão, Universidade Federal de São Paulo, São Paulo, SP, Brasil.
  • Frans Claas Eurotransplant Reference Laboratory, Department of Immunohaematology and Blood Transfusion, Leiden University Medical Center, Leiden, The Netherlands.
  • Maria Gerbase-DeLima Immunogenetics Division, Pediatrics Department, Universidade Federal de São Paulo, São Paulo, SP, Brasil/Associação Fundo de Incentivo à Psicofarmacologia, São Paulo, SP, Brasil..

DOI:

https://doi.org/10.53855/bjt.v13i1.223

Palavras-chave:

Anticorpos, HLA, Transplante Renal, Histocompatibilidade

Resumo

Objetivo: O acúmulo de pacientes hipersensibilizados nas listas de espera de transplante renal é um problema universal e achar doadores para os mesmos representa um grande desafio para organizações de distribuição de órgãos. O objetivo deste trabalho é descrever uma possível versão brasileira do programa “Eurotransplant Acceptable Mismatch” e relatar os resultados de um estudo realizado para testar sua eficiência. Método: As incompatibilidades aceitáveis foram definidas pelo teste Luminex com esferas recobertas por um único antígeno, sendo cada teste interpretado individualmente, com o auxílio do algoritmo “HLAMatchmaker”. A predição de prova cruzada negativa foi validada em 86 provas cruzadas negativas T, utilizando o método de citotoxicidade dependente de complemento sensibilizado com anti- globulina humana. Resultados: A estimativa das chances de 40 pacientes hipersensibilizados encontrarem um doador através do programa mostrou que para aproximadamente 70% dos mesmos haveria oferta de rim com compatibilidade no sistema ABO, sem incompatibilidades HLA-DR e provas cruzadas T e B negativas, dentro de um período de dois anos após a entrada no programa. Por outro lado, para cerca de 30% dos pacientes, as chances de encontrar um doador seriam mínimas, mesmo dentro de períodos de três a cinco anos. Conclusões. Nós estimamos que em torno de 70% dos pacientes hipersensibilizados claramente beneficiar-se-iam do algoritmo proposto neste estudo. Por outro lado, os pacientes para os quais o achado de um doador fosse altamente improvável seriam candidatos a protocolos de dessensibização/ redução de anticorpos. Concluímos que a informação a respeito da transplantabilidade de cada paciente fornecida pelo algoritmo aqui descrito é uma ferramenta poderosa para um adequado manejo de pacientes altamente sensibilizados em programas regionais nacionais e internacionais de distribuição de órgãos de doadores falecidos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2010-01-01

Como Citar

1.
Campos Érika F, Doxiadis IIN, Temin J, Plothow A, Bellintani EC, Miyamoto Y, Dantas LV, Medina-Pestana JO, Claas F, Gerbase-DeLima M. PROPOSTA DE UM PROGRAMA PARA AUMENTAR A OPORTUNIDADE DE TRANSPLANTE RENAL PARA PACIENTES HIPERSENSIBILIZADOS. bjt [Internet]. 1º de janeiro de 2010 [citado 27º de janeiro de 2025];13(1):1251-5. Disponível em: https://bjt.emnuvens.com.br/revista/article/view/223

Edição

Seção

Artigo Original