METÁSTASES ÓSSEAS E CEREBRAL APÓS TRANSPLANTE DE FÍGADO - RELATO DE CASO

Autores

  • Ilka de Fátima Santana Ferreira Boin Universidade Estadual de Campinas – Unidade de Transplante de Fígado – São Paulo/SP – Brasil.
  • Elaine Cristina Ataíde Universidade Estadual de Campinas – Unidade de Transplante de Fígado – São Paulo/SP – Brasil.
  • Tiago Sevá-Pereira Universidade Estadual de Campinas – Unidade de Transplante de Fígado – São Paulo/SP – Brasil.
  • Cecilia Amélia Fazzio Escanhoela Universidade Estadual de Campinas – Unidade de Transplante de Fígado – São Paulo/SP – Brasil.

DOI:

https://doi.org/10.53855/bjt.v18i3.130

Palavras-chave:

Metástases, Transplante de Fígado, Câncer de Fígado

Resumo

O transplante hepático melhorou a sobrevida livre de doença em pacientes com carcinoma hepatocelular, embora a recidiva tumoral local, e menos frequentemente, a metástase extrahepática possam acontecer. Relatamos aqui um caso de metástase óssea e cerebral de câncer de fígado no sistema nervoso ocorridas após um transplante de fígado. Tratava-se de paciente do sexo masculino, 64 anos com cirrose por doença hepática alcoólica, submetido a transplante hepático em março de 2001. Seções histológicas do fígado removido apresentavam carcinoma hepatocelular bem diferenciado nos segmentos hepáticos II e III. Quatro meses após o transplante, o paciente apresentou derrame pleural e dor óssea. Na investigação diagnóstica detectaram-se ao ultrassom e tomografia computadorizada lesões tumorais nos segmentos III e IV hepáticos focais, adenomegalia retroperitoneal e metástase óssea em costela e fêmur. O paciente entrou em estado de confusão mental e a tomografia de crânio mostrou presença de metástase cerebral no lobo parietal esquerdo. Ele morreu em novembro de 2001. A sobrevida global foi de oito meses, com sobrevivência livre de doença de seis meses. Dada a raridade dessas lesões, reportamos esse caso.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2015-06-01

Como Citar

Boin, I. de F. S. F., Ataíde, E. C., Sevá-Pereira, T., & Escanhoela, C. A. F. (2015). METÁSTASES ÓSSEAS E CEREBRAL APÓS TRANSPLANTE DE FÍGADO - RELATO DE CASO. Brazilian Journal of Transplantation, 18(3), 82–84. https://doi.org/10.53855/bjt.v18i3.130

Edição

Seção

Relato de Caso